A APCL completou 20 anos de atividade em janeiro de 2022 e para o seu sucesso foram essenciais todos os apoios, particulares, empresariais e institucionais, recebidos. No dia 15 de janeiro de 2003 a APCL foi reconhecida como Instituição de Utilidade Pública, e em 2011 como Instituição Privada de Solidariedade Social (IPSS). A 29 de Abril de 2010, a APCL instala-se finalmente em Sede própria, em Lisboa, numa bonita casa no Bairro do Arco do Cego cedida pela Câmara Municipal de Lisboa e reabilitada pela APCL com o apoio de mecenas.
Ao longo destes quase 20 anos de atividade da APCL, importa destacar alguns números significativos que conferem toda a legitimidade, força e validação à importância da actividade da APCL, em particular:
- a evolução do registo do número de dadores nacionais de medula óssea;
- os apoios sociais concedidos pela APCL;
- atribuição de bolsas de investigação;
- as receitas geradas pelos concertos solidários.
O CEDACE passou de último lugar nos rankings mundial e europeu (no final de 2002, o registo tinha 1.625 dadores inscritos) para o lugar de 3º maior registo da Europa e 5º maior do Mundo, tendo finalizado o ano de 2011 com 277.938 dadores tipados. Do CEDACE têm saído células de dadores nacionais para ajudar a salvar centenas de vidas de doentes com Leucemia em Portugal e em mais de 20 países espalhados por todo o Mundo.
Estes factos têm sido possíveis graças à sensibilização da população portuguesa, aos recursos angariados devido ao forte empenho e dedicação da APCL, a única Associação que contribui financeiramente para aumentar o nº de dadores registados em Portugal.
Nós respondemos.