Aspectos Gerais
O diagnóstico de doença neoplásica é sempre causador de grande angústia. É muito importante compreender esta doença e discutir a situação com o seu médico e enfermeiros, esclarecendo as dúvidas que vão surgindo.
Os grupos de apoio, ou associações como a APCL, que incluem doentes, familiares e profissionais de saúde são muito importantes. O apoio de família e amigos é fundamental e podem ajudá-lo a superar as dificuldades; aceite a sua companhia e ajuda assim como os petiscos que lhe queiram fazer, sempre de acordo com as instruções médicas!
Tente manter a sua actividade habitual, com o exercício físico que lhe seja possivel, evitando lugares com muitas pessoas. Descanse sempre que lhe apeteça e aprenda a ouvir o seu corpo; a natureza é sábia! Aproveite este tempo para iniciar alguma actividade nova – escrever, pintar, tricotar, etc.
Apesar de todo o apoio que possa vir a ter, é natural que se sinta deprimido e incapaz de lidar coma situação. Também a depressão tem tratamento e deve abordar este tema com o seu médico. É muito importante para a sua saúde e recuperação que durma bem e se tiver problemas nesse aspecto deve procurar ajuda com a equipe que o trata.
A alimentação deve ser discutida com o seu médico e a nutricionista. Em alguns períodos, como após a quimioterapia poderá haver restrição de alguns alimentos, como não comer vegetais frescos, podendo ser compensada por legumes ou frutos cozinhados. Existem livros de receitas adequados a esta situação e a APCL promove várias palestras e workshops dedicados a este tema.
A procura de "medicinas alternativas", como a homeopatia, medicina chinesa ou outras, assim como alimentos, suplementos ou medicamentos ditos "naturais" é fortemente desaconselhada, quando não discutidas com o seu médico. Muitos destes produtos, mesmo algumas vitaminas, interferem com os tratamentos e com o seu organismo, afectando mecanismos como a coagulação e o funcionamento do fígado. Existem diversos casos relatados, alguns mesmo fatais, pelo que deve ter o máximo cuidado em seguir conselhos de outras pessoas que não sejam as que o tratam.
Lembre-se que muitos medicamentos, incluindo de quimioterapia, provêm de vegetais e que nem tudo o que é "natural" ou "orgánico" é inofensivo!
A higiene pessoal, os cuidados com a dentição e pele são igualmente muito importantes. É fundamental que a pele se mantenha limpa e hidratada com aplicação de leite corporal diário e deve ter especial atenção a zonas como as axilas, virilhas e a pele entre os dedos de mãos e pés, onde se podem desenvolver infecções fúngicas como o " pé de atleta". O tratamento de infecções fúngicas das unhas é também fundamental e existem cremes e vernizes próprios que pode aplicar fácilmente.
A quimioterapia pode afectar a sua fertilidade e sexualidade e deve abordar esse assunto com o seu médico.
Se está na idade fértil poderão ser tomadas determinadas medidas como a colheita de sémen, ou de ovócitos, antes da quimioterapia, para que possa vir a ter filhos mais tarde.
Outros aspectos como as deduções e isenções de impostos devem ser igualmente equacionados e poderá encontrar mais informação no nosso site.
Tratamento e controlo da dor
A dor é um sintoma não muito frequente nas doenças de sangue, com excepção do Mieloma Múltiplo. Deve ser valorizado e deve contactar com a equipe que o trata que poderá referenciá-lo à Consulta da Dor.
Não deve tomar qualquer analgésico sem consultar o seu médico. O paracetamol é eficaz em muitas situações, mas não deve tomar em excesso pois pode provocar lesão do fígado. Os anti-inflamatórios têm toxicidade importante, nomeadamente a nível renal e estão contra-indicados no Mieloma Múltiplo; não os tome sem falar com o seu médico.
Nas situações em que há lesão do nervo, por compressão ou como acontece na "zona", a dor pode ser muito intensa, como descargas electricas – dor neuropática. Nestes casos, poderão ser receitados medicamentos que interferem com a própria condução de estimulos electricos no nervo, como anti-epilépticos ou antidepressivos.
As massagens dos músculos doridos com loção ou gel anti-inflamtório e aplicação de calor moderado ajudam a controlar as dores musculares e caimbras. Exercícios para tonificar os músculos e de relaxamento podem ser benéficos mas devem ser iniciados de acordo com indicação médica.
Neuropatia periférica
Esta complicação é mais frequente no Mieloma e é resultante da infiltração dos nervos pela proteina monoclonal e também de alguns tratamentos.Os sintomas mais frequentes são sensação de formigueiros ou encortiçamento dos dedos, diminuição da sensibilidade, dificuldade em abotoar, dor, fraqueza muscular e desequilibrio. Alguns suplementos como vitaminas do complexo B, magnésio e outros,podem ajudar, mas deve sempre falar com o seu médico sobre este assunto.
Deve usar sapatos confortaveis, que não apertem, verficando se têm alguma zona mais dura que possa magoar. Deve massajar os pés com creme hidratante para evitar calosidades e feridas. A pele é a nossa principal barreira contra infecções e deve utilizar diáriamente creme ou loção hidratante. As unhas devem ser cortadas com cuidado e tratadas eventuais infecções por fungos. Pode haver menor sensibilidade à temperatura e deve experimentar a tempertura da água antes de tomar banho para não se queimar.
Evite ter tapetes e outros objectos no chão que possam provocar quedas. Deve sentar-se na cama antes de se levantar, pois pode haver uma descida brusca da tensão arterial e provocar tonturas ou mesmo quedas.