O evento iniciou com algumas palestras centradas em aspetos mais práticos dos linfomas, como os diferentes tipos de linfomas, as suas causas e os seus sintomas, o diagnóstico e a apresentação de um estudo sobre “Preferências, expectativas e impacto das doenças Hemato-oncológicas em Portugal”. Foram abordadas as atuais e novas terapêuticas e foi dado destaque ao doente no que diz respeito às suas expetativas e ao seu papel na decisão da escolha da terapêutica.
A segunda parte do seminário abordou questões como a educação e capacitação, tanto dos doentes como dos cuidadores, as melhores práticas para lidar com a doença e a forma como o exercício e a nutrição podem potenciar uma melhor recuperação. Para terminar, foi dinamizada uma conversa entre uma hematologista, uma psicóloga e uma doente focada em recidivas, seguida de três testemunhos marcantes de um doente, um sobrevivente e um cuidador.
Este seminário procurou ser uma oportunidade de aprendizagem e promoção do conhecimento sobre esta área, de forma a oferecer um suporte eficaz a doentes, cuidadores e profissionais de saúde da área. O evento da APCL conta com o apoio da Abbvie, AstraZeneca, Kite (A Gilead Company), Janssen, Kyowa Kirin Group, Lilly, Roche e Takeda.