O desenvolvimento científico na área da hemato oncologia tem tido uma evolução impressionante nos últimos 20 anos, mas o acesso universal aos serviços e à inovação está ainda longe de ser real. Neste sentido, as atividades da APCL focam-se na diminuição da exclusão social da pessoa com cancro do sangue.
Em 2020, a APCL criou o projeto de intervenção social APCL Cares para cooperar com a sociedade no sentido de diminuir as situações de dificuldades financeiras frequentemente enfrentadas pela pessoa doente, e suas famílias, ao longo da jornada da doença hemato oncológica. Em 2024 pensámos alargar o âmbito de intervenção do APCL Cares para promover um acesso mais igualitário a serviços que estão hoje comprovadamente indicados para uma melhor e mais rápida recuperação da pessoa com cancro do sangue, nomeadamente:
Avaliação do enquadramento social e necessidades individuais da pessoa com a doença
Apoio psicológico individualizado e/ou em grupo
Serviços de enfermagem
Apoio nutricional
Aulas em grupo de atividade física específicas considerando toda a sintomatologia e necessidades de quem passa por um cancro do sangue.
Atividades de literacia em saúde
Atividades de autocuidado
Workshops de culinária para doentes hemato oncológicos
Orientação jurídica
O projeto “Jornada do paciente” integra o APCL Cares e pretende agregar todos estes serviços, levá-los ao maior número possível de pacientes e contribuir para a diminuição da desigualdade de acesso a estes serviços.